|
| Lançamento será na próxima terça-feira, 11 de novembro, em São Paulo
|
Em seu novo livro Gente X Mato, Pedro Martinelli faz um convite ao público para conhecer a Amazônia real. Não aquela que está no imaginário das pessoas e não sai do noticiário por conta dos desmatamentos, das queimadas e da influência sobre o aquecimento global. Mas a Amazônia que Martinelli conheceu nos anos 1970 –e não parou de documentar até hoje - quando o surto desenvolvimentista do País promovido pela ditadura militar rasgava a maior floresta tropical do mundo abrindo estradas e dizimando os que estavam no meio do caminho. O caso dos índios Panará, que viviam na região onde foi construída a rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163)é emblemático.
Como repórter fotográfico, Martinelli integrou uma expedição para contatar esses índios, cuja população de 400 indivíduos tinha sido reduzida a 78, por conta do contato desastroso com os brancos. Doentes, os sobreviventes esmolavam ao longo da rodovia em construção. Martinelli documentou essa trágica história e outras tantas já que não parou mais de percorrer a região amazônica. E sabe melhor do que ninguém contar as histórias e relatar os “causos” que ouviu ao longo desses anos. Documentou também a volta dos Panará, para casa, em 1996, porque eles descobriram que um pedaço de suas terras originais, no Rio Teles Pires (na divisa do Mato Grosso com o Pará) havia escapado da destruição. Mesmo vivendo no Parque Indígena do Xingu, nunca abandonaram o sonho de um dia poder voltar.
|
| Torcedor do Vasco
|
Concebido e editado pelo fotógrafo, pelo jornalista/roteirista Marcelo Macca e pelo designer Ciro Girard, Gente X Mato coloca uma lente de aumento sobre aspectos da vida amazônica que o resto do Brasil ainda insiste em ignorar.
Terceiro livro de Pedro Martinelli, também autor de outras publicações tendo a Amazônia como tema (Amazônia, o povo das águas e Mulheres da Amazônia), Gente X Mato tem formato tablóide e 168 imagens em cor e preto e branco registradas entre 1970 e 2008, com cenas curiosas, inusitadas e surpreendentes. Além de revelar que a devastação promovida na região é resultado de políticas equivocadas o livro lança uma pergunta aos brasileiros: "Na Amazônia, o mito, ainda cabem vários sonhos e projetos de futuro. Mas e na Amazônia real? Ainda cabe o quê?"
|
| Vida na cidade |
|
| Campo de golfe
|
|
| Consultório de dentista
|
Serviço
Terça-feira,11 de novembro de 2008
Livraria Cultura
Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073
19h às 21h30
Preço: R$ 50,00