Blog do Monitoramento

O blog De Olho nas Áreas Protegidas é uma publicação editada pelo Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental. Com base na pesquisa e sistematização diárias de informações oficiais e de mais de cem fontes diferentes, analisamos a situação das Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Brasil e dos povos que nelas vivem.

Empresas pecuaristas envolvidas em queimadas no Pantanal comercializam carne em escala global

Investigação realizada pelo Greenpeace Internacional aponta as relações comerciais dos grandes frigoríficos, varejistas e redes de fast food com fazendeiros que contribuíram para a destruição do Pantanal no auge dos incêndios que assolaram o bioma em 2020.

Ministério Público pede extinção de fundação responsável por reparação na tragédia da Vale

Conforme a ação, a fundação vem atuando mais como um instrumento de limitação da responsabilidade das empresas Vale e BHP Billiton do que como agente de efetiva reparação humana, social e ambiental; veja esta e outras notícias no Fique Sabendo.

Guardiões da Floresta acusam Governo Federal de divulgar informações falsas sobre barreiras sanitárias

Em nota, a organização exige transparência na divulgação de dados sobre operações de combate à pandemia e contra invasões nas Terras Indígenas no Maranhão; veja isso e muito mais no Fique Sabendo desta semana.

Senado aprova Projeto de Lei que flexibiliza a venda de terras brasileiras para estrangeiros

As medidas que caminham no Legislativo e Executivo na pauta socioambiental, o agravamento da Covid-19 entre os povos indígenas, a memória de um dos maiores defensores da floresta; veja isso e muito mais no Fique Sabendo dessa semana.

Deputados de Rondônia avançam com projeto para reduzir Unidades de Conservação

Ataque a floresta ocorre em um dos Estados mais ameaçados da Amazônia; enquanto isso, sociedade civil luta por mais orçamento público para o meio ambiente; leia essa e outras notícias no Fique Sabendo

Atuação da Força Nacional se intensifica com novo Plano Geral no combate à pandemia para povos indígenas

A implementação do novo plano pelo Ministério da Justiça, os efeitos da contaminação de mercúrio nos Munduruku, a exoneração do coordenador missionário da pasta dos povos isolados; veja tudo isto e muito mais no Fique Sabendo desta semana

Pages