Xamãs realizam novo encontro na Terra Indígena Yanomami

Esta notícia está associada ao Programa: 
Evento realizado na comunidade Uxixiu, na região do Catrimani, em Roraima, entre 31 de março e 5 de abril, reuniu dez xamãs, além de convidados e moradores da região e enfatizou processos de cura
Printer-friendly version

As danças e cantos de acolhida aos participantes foram seguidas por longas sessões xamânicas para cura de doentes e o afastamento dos males que afetam a floresta e o cosmo. Além disso, o encontro foi marcado por tradicionais diálogos rituais e momentos descontraídos de conversas e troca de experiências entre os participantes.

A ocorrência de muitas mortes entre o fim de 2012 e o início de 2013, muitos de forma súbita, deixou as comunidades preocupadas e tornou ainda mais importante a realização do evento para afastar as doenças e fortalecer os processos de cura tradicional, garantindo o bem estar integral das pessoas e das comunidades.

Aos xamãs juntaram-se muitos moradores de comunidades próximas, e convidados das regiões de Demini, Novo Demini, Toototobi, Balawaú, Surucucú, Haxiu, Maloca Paapiu e Ajarani.

O encontro que foi apoiado pela Hutukara Associação Yanomami (HAY), pelo ISA e pela Missão Catrimani da Diocese de Roraima.

Saiba mais sobre os encontros de xamãs Yanomami clicando aqui e aqui.

(Com informações de Corrado Dalmonego)

ISA
Imagens: