Comunidades do Ajarani, na Terra Indígena Yanomami (TIY), recebem encontro de xamãs

Esta notícia está associada ao Programa: 
Hutukara Associação Yanomami e ISA promoveram o IV Encontro de Xamãs Yanomami entre 10 e 14/11, na comunidade Serrinha, na região do Ajarani (RR). O evento reuniu 12 xamãs de diferentes lugares da TIY, além de convidados e moradores de comunidades vizinhas
Printer-friendly version

O encontro foi marcado por sessões de cura e pela iniciação no xamanismo de dois jovens Yawari, moradores das comunidades locais. Um dos principais objetivos foi restabelecer o vínculo das comunidades do Ajarani com a tradição xamânica yanomami, e toda a riqueza intelectual e poética que a envolve. (Saiba mais).

Os Yawaripë, grupo yanomami que mais sofreu com as obras da rodovia Perimetral Norte iniciadas na década de 1970, experimentou um dramático processo de desestruturação sociocultural, a partir do contato com a sociedade nacional, que resultou na perda/enfraquecimento de diversas práticas e tradições, entre elas o xamanismo.

O encontro foi um importante marco para as comunidades da região, que têm buscado nos últimos anos, por meio da valorização dos saberes yanomami, o resgate de sua auto estima e autonomia econômica e territorial.

Os encontros de xamãs tiveram início em 2011 por iniciativa do líder Davi Kopenawa Yanomami.

Para saber mais sobre os encontros anteriores, leia:

Xamãs realizam novo encontro na Terra Indígena Yanomami

Hutukara realiza II Encontro de Xamãs Yanomami

Xamãs Yanomami promovem reflexão sobre crise ecológica durante encontro

Estevão Benfica Senra
ISA
Imagens: