Hangout: Quem vai garantir a qualidade da água do reservatório de Belo Monte?

Printer-friendly version

Com quase metade da usina concluída, o tratamento de 100% do esgoto na cidade de Altamira é uma condição para que o rio seja barrado. Porém, não há nenhuma garantia de que as ligações domiciliares das instalações da rede de água e esgoto da cidade de Altamira serão feitas.

O desentendimento entre a Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica, a prefeitura de Altamira e a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) coloca em dúvida o compromisso de manter a qualidade da água do reservatório do Xingu. A Norte Energia afirma já ter concluído, conforme suas próprias contas, 70% da execução das tubulações da rede, mas garante que a responsabilidade de fazer as ligações dentro de cada residência é da Companhia de Saneamento do Estado.

Atualmente, todo o esgoto da cidade é despejado no rio e a conclusão do saneamento é uma exigência do Ibama para que a Norte Energia possa receber a licença de operação e iniciar o enchimento do lago reservatório.

Para discutir com a sociedade civil as soluções deste impasse o ISA promove o debate Saneamento Básico e a qualidade da água do reservatório da usina de Belo Monte.

Semana do Meio Ambiente 2014

O ISA realiza até 6 de junho a Semana do Meio Ambiente 2014. A proposta é marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema.

Com o debate voltado para a crise hídrica em curso, integrantes da equipe técnica dos programas do ISA e convidados especializados e com afinidade com o tema vão discutir os desafios e soluções relacionadas ao problema da água no país. Os destaques do debate serão: a crise do Sistema Cantareira, o Parque Ecológico Guarapiranga e a Transposição do Rio Ribeira, em São Paulo; a enchente histórica em Rondônia e a polêmica Usina Hidrelétrica de Belo Monte.