Indígenas reforçam reivindicação por demarcações e criticam ameaças aos seus direitos em mobilização

Esta notícia está associada ao Programa: 
Primeiro dia de acampamento reúne cerca de mil indígenas de todo o país em Brasília; após coletiva de imprensa, plenária apresentou delegações e cenário político
Printer-friendly version

Em meio a uma das maiores crises políticas dos últimos anos, os povos indígenas estão reforçando a reivindicação pela demarcação de suas terras no Acampamento Terra Livre (ATL), que começou a manhã desta terça (10/5), em Brasília. As lideranças indígenas também deixaram claro que não aceitarão nenhum retrocesso em seus direitos, independente do governo de plantão.

Depois da montagem de tendas, barracas, infraestrutura de alimentação, saúde e comunicação, além da coletiva de imprensa, na manhã desta terça, uma grande plenária avançou durante a tarde para discutir o cenário político e as principais ameaças aos direitos indígenas. Delegações de todo o Brasil continuaram chegando ao longo do dia.

Leia toda a reportagem no Blog da Mobilização Nacional Indígena

Índio Repórter

Confira abaixo também o vídeo da chegada de quase mil indígenas de todo o Brasil no Acampamento Terra Livre 2016, ao lado do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Lá, até sexta (13/5), acontecem debates, protestos e encontros para discutir as principais ameaças aos direitos indígenas. A reportagem é de Yakari Kuikuro, as imagens são de Kamikiá Koisêdje, a produção de Letícia Leite, a edição é de Letícia Leite e de Zé José.

Mobilização Nacional Indígena
Imagens: