O objetivo é auxiliar as organizações por meio de um questionário, que identifica fortalezas, desafios e sugere encaminhamentos com técnicos do Redário

Ao conectar redes e grupos de coletores de sementes de diversos biomas do Brasil, o Redário vem fortalecendo a base da cadeia de restauração de ecossistemas em larga escala no país. Sua atuação tem ganhado um importante aliado: o Muvucômetro, uma ferramenta que auxilia as redes a enxergarem seus desafios, reconhecerem seus avanços e traçarem caminhos para crescer e se fortalecer.
O Muvucômetro, termo que deriva da expressão "muvuca de sementes", avalia cinco pilares essenciais para o bom funcionamento de uma rede de sementes. Com essa ferramenta, é possível analisar a estrutura organizacional, a produção de sementes, os grupos de coleta, a participação dos coletores e coletoras, além da gestão administrativa e financeira. O Muvucômetro também examina como essas redes se conectam ao mercado, ampliando sua divulgação e criando oportunidades com clientes e projetos de restauração.

A aplicação do Muvucômetro é uma oportunidade valiosa de diálogo e reflexão das redes sobre sua trajetória e perspectivas. É o que afirma Beatriz Murer, bióloga e técnica do Redário do Instituto Socioambiental (ISA), ao explicar que o diagnóstico é realizado por meio de um questionário, ao qual as redes ligadas ao Redário respondem perguntas que geram uma pontuação de zero a cinco para cada eixo avaliado.
"O Muvucômetro nos traz um retrato da situação de cada rede, suas fortalezas acumuladas na trajetória e aspectos importantes para seu desenvolvimento. Ele tem o objetivo de apoiar a própria rede no planejamento de seus próximos passos", explica.
Para garantir que essa ferramenta continue gerando mudanças, o Redário também tem capacitado outros técnicos da equipe, que, nesse contexto, atuam como madrinhas e padrinhos das redes, com o objetivo de aplicar de forma autônoma no futuro.
"O Redário atua lado a lado com as redes nesse processo, apoiando-as na interpretação dos dados e na transformação do diagnóstico em ações concretas. Após a primeira rodada de aplicação, a perspectiva é que os resultados sejam discutidos entre equipe técnica do Redário e a própria rede e resultem em um plano de desenvolvimento personalizado. Desde já, as informações estão contribuindo para a construção de estratégias de fortalecimento e direcionando ações. A ideia é que o Muvucômetro seja reaplicado periodicamente, permitindo que cada rede acompanhe sua evolução ao longo do tempo", detalha a técnica.
O Muvucômetro será aplicado presencialmente em todas as 27 redes em 2025.