Feitos com apoio do ISA, filmes integram a programação do festival no estado, que acontece de 24 de outubro a 10 de novembro
Os filmes Mapear Mundos, da diretora Mariana Lacerda, e Escute: A Terra Foi Rasgada, dos diretores Cassandra Mello e Fred Rahal, integram a programação da Mostra Ecofalante de Cinema no Pará, que acontece entre 24 de outubro e 10 de novembro, com entrada franca. As duas produções contaram com apoio do Instituto Socioambiental (ISA).
Reconhecida como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, a mostra chega ao Pará exibindo mais de 65 filmes, cujas temáticas incluem a luta dos povos originários e as ameaças e pressões aos seus territórios.
Compõem o circuito do festival o Cine Líbero Luxardo, Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, Museu Paraense Emílio Goeldi, Palacete Pinho / Sala Dira Paes, em Belém, e o Teatro Municipal de Ananindeua, em Ananindeua.
Mapear Mundos, que estreou na edição paulistana, em agosto, e abriu a mostra em Brasília, no começo de outubro, tem exibição no dia 26 de outubro, às 20h45, no Cine Líbero Luxardo. A produção integra o especial “ISA 30 Anos: Por um Brasil Socioambiental”, em comemoração às três décadas de atuação da organização.
Assista ao trailer:
O filme articula preciosas imagens de arquivos indigenistas com testemunhos atuais para rememorar a importância de organizações da sociedade civil na luta indígena. Em um contexto de ditadura militar, atuando ao lado desses povos, elas foram cruciais para a garantia dos direitos dos povos originários no “Capítulo dos Índios”, da Constituição Brasileira de 1988.
Escute episódio da Rádio Novelo Apresenta que conta parte dessa história:
Selecionado para uma sessão especial, o filme Escute: A Terra Foi Rasgada, realizado pela Aliança em Defesa dos Territórios e parceiros, propõe um mergulho na luta e no pensamento dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal em seus territórios. A aliança, formada em 2021, reúne a força dos três povos indígenas mais impactados por esta ameaça no Brasil, como mostra a obra. A exibição acontece no dia 24 de outubro, às 18h45, também no Cine Líbero Luxardo.
Assista ao trailer:
Mydjere Kayapó Mekrangnotire, liderança do povo Kayapó, irá representar a aliança em debate que acontece após a exibição do filme, às 20h. Mydjere Kayapó foi coordenador de Educação Escolar Indígena (CEEIND), do estado do Pará. Atualmente exerce a função de relações públicas do Instituto Kabu, uma das principais organizações de seu povo, e é membro da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA) e do Conselho Estadual de Políticas Indigenistas (CONSEPI).
Mostra Ecofalante no Pará
A grade de programação reúne também filmes recentes de diretores consagrados, como O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft, do cultuado alemão Werner Herzog, o curta-metragem paraense Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões e 14 filmes premiados na 13ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, ocorrida em São Paulo no último mês de agosto, entre eles o longa-metragem peruano Céu Aberto, vencedor da competição latino-americana, e Rejeito, eleito melhor longa da competição Territórios e Memória.
Para a sessão de abertura, na quarta-feira, 23 de outubro, às 19h00, no Cine Líbero Luxardo, a atração é Solo Comum, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell. Participam dessa abordagem sobre agricultura regenerativa e seus benefícios para o solo os atores Laura Dern, Woody Harrelson, Donald Glover e Rosario Dawson, entre outros. Premiado no importante Festival de Tribeca, o longa-metragem ganha reapresentação aberta ao público em 29 de outubro, às 18h30, no mesmo local.
O festival inclui ainda o programa especial Emergência Climática traz as produções norte-americanas Arrasando Liberty Square, sobre gentrificação climática, e Filhos do Katrina, obra premiada no Festival de Tribeca sobre os efeitos do furacão Katrina.
Consulte a programação completa no site da Mostra Ecofalante de Cinema
Serviço:
“Escute, A Terra Foi Rasgada” (88 min) – Cassandra Mello e Fred Rahal
Dia 24 de outubro, às 18h45
“Mapear Mundos” (72 min) – Mariana Lacerda
Dia 26 de outubro, às 20h45
Cine Líbero Luxardo: Av. Gentil Bitencourt 650, Nazaré - Belém (PA)