Ceramistas realizam contação de histórias, conversas e oficinas na capital paulista para compartilhar saberes e denunciar os impactos das mudanças do clima nos territórios

Guardado e transmitido há mais de mil anos pelas mulheres, o conhecimento ceramista dos Waurá ou Wauja , povo que vive no Alto e no Médio Xingu, será apresentado em uma série de encontros, oficinas e rodas de conversa em museus e centros culturais da capital paulista.
A agenda começa em 30 de agosto no Museu das Culturas Indígenas (MCI), com a contação de histórias, segue em 2 de setembro no espaço Floresta no Centro, do Instituto Socioambiental (ISA), com a conversa “COP30: Mudanças climáticas e o impacto na identidade xinguana”, continua no Sesc Consolação nos dias 4 e 5 de setembro com oficinas de cerâmica e se encerra em 6 de setembro no Museu A Casa do Objeto Brasileiro, com um bate papo e uma oficina de grafismo em cerâmica.
Confira a programação completa ao final

Crise climática
A cerâmica Wauja é reconhecida pela beleza, precisão técnica e forte ligação com o território, os ciclos da natureza e os rituais xinguanos. Porém, as mudanças climáticas vêm comprometendo sua continuidade.
Um dos maiores desafios é a escassez do cauxi – coral retirado do fundo dos rios e essencial para dar liga ao barro e evitar rachaduras nas peças. As secas prolongadas e as cheias cada vez mais curtas e irregulares reduziram drasticamente a disponibilidade desse recurso.
Além disso, o processo artesanal, que envolve coleta de barro, queima em madeira específica (jatobá) e pintura com grafismos tradicionais, também sofre com os impactos ambientais. Sem esses insumos, fica em risco não apenas a produção, mas a autonomia econômica das mulheres e a transmissão cultural para as novas gerações.
Esse cenário reforça a urgência dos debates da COP30, que será realizada em Belém no fim do ano, trazendo à tona a importância da justiça climática e da valorização dos saberes tradicionais como parte da solução para a crise global.

Programação completa
No dia 30/08, as ceramistas visitam o Museu das Culturas Indígenas para uma sessão de contação de histórias gratuita, mediante retirada de ingressos. Nesta edição, o público conhecerá Kamalu-hái, figura central na cosmologia do povo Waurá. Considerada a “dona do barro”, trata-se de uma criatura semelhante a uma cobra , responsável por ensinar aos Waurá a arte da cerâmica.
No final da tarde de 02/09, o Espaço Floresta no Centro, do ISA, recebe as ceramistas do Xingu para uma conversa gratuita sobre os efeitos das mudanças climáticas na produção de cerâmicas tradicionais, às vésperas da COP 30 em Belém. Haverão dois artistas waurá realizando pintura corporal.
Nos dias 04 e 05/09, o Sesc Consolação promove duas oficinas livres de cerâmica, conduzidas pelas ceramistas, que apresentarão como o processo de produção mantém os saberes tradicionais de seus povos.
As últimas atividades ocorrem em 06/09, no Museu A Casa do Objeto Brasileiro, em dois momentos: pela manhã, uma conversa aberta e gratuita sobre os impactos da crise climática no Território Indígena do Xingu (TIX); e, em seguida, uma oficina de grafismo em cerâmica, com inscrição paga e na qual cada participante receberá uma peça exclusiva.
Contação de história
Local: Museu das Culturas Indígenas, R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo
Dia: 30/08
Horário: 11h às 12h
Valor: Gratuito (retirada de ingresso)
COP30: Mudanças climáticas e o impacto da identidade Xinguana
Local: Floresta no Centro, Av. São Luiz,187 Galeria Metrópole - loja 28 2o piso - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Dia: 02/09
Horário: 19h
Valor: Gratuito
Oficina cerâmica
Local: SESC Consolação, R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque
Dia: 04/09 e 05/09
Horário: 18h30 e 14h (respectivamente)
Valor: Gratuito (mediante inscrição)
Papo de Casa
Local: Museu a Casa do Objeto brasileiro, Av. Pedroso de Morais, 1216 - Vila Madalena, São Paulo
Dia: 06/09
Horário: 11h00 às 12h00
Valor: Gratuito
Sujeito a lotação
Oficina grafismo
Local: Museu a Casa do Objeto brasileiro, Av. Pedroso de Morais, 1216 - Vila Madalena, São Paulo
Dia: 06/09
Horário: 14h às 18h
Valor: R$480,00
Todo o valor arrecadado nas atividades pagas será inteiramente entregue às ceramistas, que também irão vender suas peças durante os eventos. Também haverá oportunidade de pintura corporal em alguns dos eventos.